COP30: Be Mediatech OOH faz um raio-x de oportunidades mídia exterior em Belém

A Be Mediatech OOH, empresa líder em inteligência e planejamento de mídia exterior no Brasil, lança o estudo inédito “COP 30 Belém: Impacto no Centro da Terra”, um raio-X das possibilidades de comunicação Out of Home na capital paraense — que será palco da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2025.
Mais do que um mapa técnico com as rotas, formatos e localização dos mobiliários urbanos em Belém, o estudo apresenta dados de cobertura, visibilidade e contexto urbano, além de simulações de planos de mídia e quatro estratégias-chave para que marcas se posicionem de forma relevante, autêntica e conectada ao território em torno da agenda climática.
“A COP 30 não é só um evento global de sustentabilidade — ela coloca o Brasil e a Amazônia no centro das atenções do mundo. Este estudo é uma ferramenta de mídia para que agências e marcas atuem com responsabilidade, impacto e inteligência local em um momento de visibilidade histórica no contexto urbano.”, afirma Carol Bertão, VP de Mídia da Be Mediatech OOH.
RAIO-X OOH E DOOH EM BELÉM
A COP 30 acontecerá de 10 a 20 de novembro e coloca Belém em evidência como um polo global de inovação e desenvolvimento sustentável, apresentando a cidade para milhares de visitantes. As atividades da conferência serão concentradas no Parque da Cidade, uma área com 500 mil m2, que já abriga o principal centro de convenções de Belém. Um ponto de localização estratégica, preparado para receber eventos de grande porte.
Com um investimento de cerca de R$4,7 bilhões do Governo Federal, a expectativa é receber 60 mil visitantes na Conferência.
“O papel das marcas diante desse cenário é de refletir sobre o impacto dos modelos de negócios vigentes, além de apresentar alternativas de consumo responsável, saudável e sustentável.", completa Carol.
A mídia exterior vive um momento de forte expansão e protagonismo no Brasil, consolidando-se como o segundo meio de maior penetração no país, com 89% — atrás apenas da internet — e crescimento de 40% em investimentos em 2024, segundo dados da Index Kantar Insight. Em Belém do Pará, esse cenário não é diferente. A cidade vive um processo de modernização urbana e de mobilidade, reforçando o papel do OOH como um elo estratégico entre marcas, consumidores e a dinâmica da cidade.
O que funciona em mídia OOH e DOOH em Belém:
Mobiliário Urbano (Mubs, Mupis e relógios): ótima cobertura e bom posicionamento. Ideal para campanhas de awareness e alta frequência.
BackBus (traseira de ônibus): posicionado de forma central e vertical favorece a visibilidade. Funciona bem com mensagens rápidas e impactantes. Atenção à manutenção e remoção após a campanha.
Painéis de Led: altamente visíveis, especialmente à noite. Mídia de grande impacto para motoristas;
Mídia no aeroporto internacional: destaque para telas digitais (SIVs, AirMUBS e Frontlights), excelentes para impacto na chegada e partida da cidade.
Avenida Júlio César (eixo aeroporto-centro): rota estratégica com alto fluxo, ideal para reforço de presença de marca.
O que evitar ou monitorar com cautela em Belém:
Outdoors tradicionais: posicionados paralelamente às vias, o que dificulta a visualização. Veiculação apenas em papel, formato menos moderno e sustentável.
Mensagens complexas em espaços pequenos: em placas menores como placas de esquinas ou MUBs, evitar textos longos e muitos elementos gráficos.
Formatos em fase embrionária (exemplo bancas digitais): ainda incipientes e pouco distribuídos. Manter no radar, mas com cautela para investimento imediato.
Má conservação dos formatos: especialmente no caso de backbus, verificar a qualidade dos adesivos e se há plano de manutenção do exibidor.
AS 4 ESTRATÉGIAS PARA IMPACTAR NA COP 30 COM EFICIÊNCIA
Para que as marcas realmente impactem durante a COP 30, é essencial adotar estratégias que vão além da visibilidade. Isso inclui priorizar a autenticidade e a conexão local, focar em soluções de impacto tangível, trazer transparência e responsabilidade compartilhada em suas ações e estabelecer uma conexão emocional e cultural com o território. Essas abordagens não apenas reforçam o compromisso com a sustentabilidade, mas também tornam a comunicação mais relevante, respeitosa e alinhada com os valores da região amazônica e do evento global.
O estudo conta ainda com simulações de planos de mídia (P, M e G) feitas com a Colmeia, ferramenta proprietária da Be Mediatech OOH que entrega indicadores como cobertura, frequência e CPView com base em dados eficientes e realistas.
A COP 30 em Belém será um marco global e nacional, colocando a Amazônia no centro das decisões climáticas, reforçando o papel do Brasil nas negociações ambientais e promovendo debates essenciais para o futuro do planeta frente à crise climática.
“Se durante décadas o eixo Rio-SãoPaulo-Brasília concentrou poderes econômicos, políticos e grande parte do investimento dos anunciantes, a COP 30 tem a chance de trazer os holofotes merecidos para uma região marginalizada, mas que sempre foi um dos corações do mundo e está preparada para ser um dos grandes palcos urbanos do ano para as marcas nacionais e globais. A conferência será uma oportunidade também para ouvir as vozes das comunidades locais e promover um diálogo mais integral, representativo e imparcial sobre o futuro da Amazônia.", finaliza Carol.
O estudo está disponível gratuitamente pelo site www.be180.com.br
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