Justiça derruba proibição do BRB assinar contrato definitivo com banco Master

Decisão, em segunda instância, é do começo da noite desta sexta-feira (9). Na terça (6), assinatura de contrato da negociação havia sido impedida pelo TJDFT. Agências do Banco Master e do Banco de Brasília.
Banco Master/Divulgação e Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
A Justiça derrubou, em segunda instância, a proibição do Banco de Brasília (BRB) de assinar o contrato definitivo de compra do Banco Master. A decisão do desembargador João Egmont Leoncio Lopes é do começo da noite desta sexta-feira (9).
Na última terça (6), o juiz Carlos Fernando dos Santos atendeu a um pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ajuizado no dia 28 de abril e determinou o impedimento da assinatura do contrato. Como cabia recurso, o BRB recorreu e derrubou a decisão inicial.
"Ex positis, defiro o pedido de efeito suspensivo para suspender os efeitos da decisão agravada, revogando a liminar que determinou ao Banco de Brasília S/A – BRB não assinasse o contrato definitivo com a Master Holding Financeira S.A., a DV Holding Financeira S.A. e Daniel Bueno Vorcaro, relativamente à aquisição de parte do controle acionário das empresas que formam o Banco Master", diz a decisão do desembargador.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Entenda as negociações
Em 28 de março de 2025, o BRB anunciou a compra de 49% das ações ordinárias, 100% das ações preferenciais e 58% do capital total do Banco Master.
A operação depende de aprovações do Banco Central do Brasil (BACEN) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A decisão judicial do TJDFT, de 6 de maio, mesmo impedindo a assinatura do contrato, permitia que o BRB continuasse com os procedimentos preparatórios para a aquisição do Banco Master.
O BRB
O Banco de Brasília S.A. (BRB) foi criado em dezembro de 1964 com o objetivo de ser um agente financeiro para captar os recursos necessários para o desenvolvimento do Distrito Federal. Em 1991, passou a ser um banco com as carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
A empresa é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, e o acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (71,92%). O BRB é uma instituição financeira com atuação no Distrito Federal e com agências no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.
O Banco Master
Fundado em 1974 como corretora de valores e título imobiliários, o Banco Master teve a aprovação do Banco Central para operar como instituição financeira em 1990, ainda com o nome de Banco Máxima. Após a compra do Banco Vipal, a instituição foi renomeada como Banco Master, em 2021.
LEIA TAMBÉM:
CONIC: Ação na Justiça quer proibir festas LGBTQIA+; 'devastação moral', diz justificativa
'EU PODERIA ESTAR SEPULTANDO UM MENINO DE 15 ANOS', diz mãe de adolescente que está na UTI após ser agredido dentro de escola particular
Economia brasileira gera saldo de 71.576 empregos com carteira, em março
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
COMENTÁRIOS