Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,13/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

BC diz que juro alto já contribui para desaceleração da atividade e que impacto na geração de empregos deve se aprofundar

g1.globo.com
BC diz que juro alto já contribui para desaceleração da atividade e que impacto na geração de empregos deve se aprofundar

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliou nesta terça-feira (13) que o processo de elevação dos juros, promovido nos últimos meses para conter a inflação, já tem contribuído e seguirá contribuindo para a moderação de crescimento.
E acrescentou que o impacto da elevação da taxa básica de juros no mercado de trabalho, que já está sendo observada, deve se intensificar. Em março, por exemplo, foram criadas 71,6 mil vagas formais de emprego, com queda de 71% frente ao mesmo período do ano passado.
"Ressaltou-se que a inflexão no mercado de trabalho também é parte do mecanismo de política monetária e deve se aprofundar ao longo do tempo, de modo compatível com um cenário de política monetária restritiva", acrescentou o Banco Central.
As informações constam na ata da última reunião do Copom, realizada na semana passada, quando a taxa básica de juros da economia foi elevada para 14,75% ao ano — o maior nível em quase duas décadas.
Desta vez, ao contrário das últimas reuniões do Copom, o Banco Central não deu indicações de que deve continuar subindo a taxa Selic.
O BC informou apenas que se manterá vigilante e a "calibragem" (ritmo) do aperto monetário apropriado (alta do juro) seguirá guiada pelo objetivo de trazer a inflação para as metas.
Na última semana, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo próprio BC, o mercado financeiro deixou de acreditar em novos aumentos da taxa Selic neste ano. Os analistas, agora, projetam manutenção do juro em 14,75% ao ano até o fim de 2025.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.