Mostra de Cinema Antimanicomial começa nesta sexta-feira (16)

Começa, nesta sexta-feira (16), a 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial do Distrito Federal Raquel Franca, no Cine Brasília. O evento vai até domingo (18) e tem como proposta ampliar o olhar sobre direitos humanos e saúde mental por meio do cinema e da arte.
Organizada pelo Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF, com apoio de diversos coletivos de cultura e arte, a mostra faz parte de uma agenda de manifestações e eventos do 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.
O programa Espaço Arte, da Rádio Nacional, conversou com os coordenadores da mostra, Luiz Alberto Araújo e Yasmin Adorno, além da ex-paciente de saúde mental do SUS, envolvida no evento, Samantha Larroyed.
Luiz Alberto Araújo explicou que o tema saúde mental não se restringe ao atendimento psicológico especializado:
"Saúde mental não passa apenas por você ter acesso a um psicólogo, a um psiquiatra. Saúde mental passa por qualidade de vida. Ela passa por uma sociedade mais justa, passa por você ter uma dignidade de vida, seja de alimentação, moradia, transporte, lazer, educação", afirmou.
A mostra também contará com a participação de Samantha Larroyed, que passou por diversos hospitais psiquiátricos e conta sua história e os estigmas que enfrentou.
A programação completa do evento está disponível na página do Cine Brasília.

Cultura Evento acontece no Cine Brasília até domingo (18) Brasília 15/05/2025 - 21:34 Roberta Lopes / Paulliny Fernandes Pedro Lacerda, da Rádio Nacional 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial do Distrito Federal Raquel Franca Cine Brasília quinta-feira, 15 Maio, 2025 - 21:34 2:39
COMENTÁRIOS