Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,17/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Por que países suspenderam compra de frango do Brasil, se não há risco para consumo?

g1.globo.com
Por que países suspenderam compra de frango do Brasil, se não há risco para consumo?


Segundo o ministro da Agricultura e produtores, a precaução é para que, na exportação, não haja contato entre carcaça de animal contaminado e animais vivos do país de destino. Não há risco para a população, afirma ministro sobre 1º caso de gripe aviária
A suspensão de compra de frango do Brasil por alguns países foi anunciada após o registro do 1º caso na história de gripe aviária em uma granja comercial nacional.
O Ministério da Agricultura, no entanto, reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos porque o cozimento elimina o vírus H5N1, causador da doença.
➡️ Então, por que países deixam de comprar o frango brasileiro?
Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o risco é que, na exportação, seja transportada a carcaça do animal contaminado e aconteça o contágio em granjas daquele país.
"Não é o consumo humano que está em risco, e sim a contaminação sanitária dos plantéis comerciais", afirmou Fávaro, em entrevista à GloboNews na última sexta-feira (16).
Ministro da Agricultura explica por que países deixaram de comprar frango brasileiro.
Segundo a ABPA, a associação de produtores, trata-se de uma precaução para algo que seria bastante difícil de acontecer, já que seria necessário o contato de uma eventual carcaça contaminada com uma ave viva.
Para o consumidor, não há risco "até porque as pessoas não podem consumir carne de frango in natura, nem ovos, porque há risco até de outras doenças, como, por exemplo, a salmonella. O processo de cozimento elimina por completo o vírus", afirmou Fávaro.
"O risco de infecção humana é baixo e não ocorre pelo consumo de carne ou ovos, mas sim por contato direto com aves doentes ou com ambientes contaminados. É importante evitar o contato com aves mortas ou doentes.", disse o Ministério da Saúde ao g1.
O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humano. "Até o momento, não há casos confirmados de infecção humana pelo vírus, nem casos em investigação no país", informou o ministério.
Humanos podem pegar gripe aviária? TIRE DÚVIDAS
Gripe aviária: entenda se é possível se contaminar comendo carne de frango
Acordos diferentes
O Brasil é o maior exportador de frango no mundo e o terceiro maior produtor. Depois da China, os maiores compradores das aves brasileiras no exterior são os Emirados Árabes e o Japão, segundo a associação de produtores, a ABPA.
Os países têm suas próprias regras sanitárias e as exportações precisam respeitar esses limites. Além disso, existem acordos que preveem a suspensão das compras automaticamente, como no caso de a gripe aviária atingir a produção comercial.
Nesta situação, para China, maior compradora do frango brasileiro, e a União Europeia, o protocolo é suspender as vendas automaticamente de todos os estados produtores.
Foi o que aconteceu com a China durante o mês de julho do ano passado, devido a um foco de outra doença, Newcastle, também no Rio Grande do Sul.
O governo brasileiro decretou emergência zoossanitária, por conta dessa contaminação, até agosto de 2024. A partir daí, a China retomou a compra do frango nacional, mas manteve a restrição ao RS.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de frango no país, atrás do Paraná e de Santa Catarina. No caso de ovos, a liderança é de São Paulo.
O ministério diz que tem trabalhado ativamente para que, nas negociações de acordos sanitários internacionais, os países parceiros reconheçam o princípio de regionalização, preconizado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Por ele, a exportação fica restrita a um raio de 10 quilômetros do foco da doença.
Segundo o governo, países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas, o Brasil já aprovaram o bloqueio menos abrangente que o da China e da UE.
"Nenhum país do mundo conseguiu segurar tanto tempo depois da chegada em animais silvestres . O Brasil conseguiu (por) mais (de) 2 anos. Com isso, revisamos diversos protocolos sanitários", afirmou Fávaro.
Os Estados Unidos sofreram recentemente com os casos de contaminação em granjas, o que levou à morte de centenas de milhares de aves e fez o preço dos ovos disparar naquele país. Com isso, os EUA passaram a comprar este alimento do Brasil.
Raio X da produção e venda de carne de frango do Brasil
Arte g1
Brasil registrou o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial nacional.
Arquivo/Agência Brasil




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.