Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,07/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Guitarrista do Led Zeppelin é processado por autor de 'Dazed and Confused'

g1.globo.com
Guitarrista do Led Zeppelin é processado por autor de 'Dazed and Confused'


O processo alega que Page e o produtor Warner Chappell descumpriram um acordo de 2011 sobre o hit. O músico Jimmy Page em trailer de 'Becoming Led Zeppelin'
Redação
Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, virou alvo de uma ação judicial apresentada nesta segunda-feira (5), no estado da Califórnia (EUA). A ação foi movida por Jake Holmes, compositor de um dos maiores hits da banda, "Dazed and Confused".
Embora a melodia de "Dazed and Confused" fosse própria do Led Zeppelin, a canção foi escrita originalmente por Holmes, cantor folk que gravou a faixa em 1967, segundo a ação judicial.
O processo alega que Page e o produtor Warner Chappell descumpriram um acordo de 2011 sobre a canção, ao divulgarem antigas gravações do hit sem autorização prévia, pagamento ou créditos. A música está no documentário da Sony Pictures, "Becoming Led Zeppelin", lançado em 2025.
A ação afirma que "o filme inclui pelo menos duas apresentações de 'Dazed and Confused', uma com os Yardbirds e outra com o Led Zeppelin". Segundo o texto, o filme também erra ao dizer que a versão do Zeppelin é uma composição de Page "inspirada em" Holmes.
Dazed and Confused
Antes de entrar para o Led Zeppelin em 1968, Page tocava com os Yardbirds, grupo que tinha outra versão de "Dazed and Confused". Já a versão do Led Zeppelin foi lançada em 1969, no primeiro álbum da banda.
Holmes e Page resolveram uma disputa sobre direitos autorais da canção após uma ação apresentada em 2010 em Los Angeles.
Os detalhes do acordo são sigilosos, mas a nova ação de Holmes exige o pagamento de US$ 150 mil (o equivalente a R$ 858 mil) pela suposta violação do contrato.
"Desde de 1968, os Yardbirds começaram a apresentar composição de Holmes", diz a ação. "Cada apresentação de 'Dazed and Confused' pelos Yardbirds é uma apresentação da composição de Holmes."
"Dazed and Confused" tem uma mistura épica de riffs de guitarra e percussão elaborada. O dedilhado emocionante de Page e a voz aguda de Robert Plant nesta canção ajudaram o Led Zeppelin a firmar sua marca registrada, uma combinação sonora de blues e rock.
Processos
Esta não é a primeira vez que um hit do Led Zeppelin é questionado judicialmente.
O maior sucesso do grupo, "Stairway to Heaven", foi tema de uma longa disputa legal com a banda californiana Spirit.
O caso quase chegou à Suprema Corte dos Estados Unidos, mas acabou sendo resolvido a favor da banda britânica em uma corte da Califórnia.
Lady Gaga x Madonna, o veredito: afinal, qual foi o melhor show em Copacabana?




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.