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Rio de Janeiro,08/05/2025

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Veja os afrescos de Michelangelo que podem influenciar cardeais no Conclave

g1.globo.com
Veja os afrescos de Michelangelo que podem influenciar cardeais no Conclave


Enquanto ficam isolados na capela Sistina para votação, religiosos podem “olhar para o teto” e refletir sobre temas como humildade, papel feminino, corrupção e ambição representados nas obras históricas. Ilze Scamparini destaca pontos fortes e pontos fracos dos maiores favoritos do conclave
O conclave é repleto de negociações, lobby e boatos que podem preceder a escolha de um novo papa no Vaticano. Mas, segundo os religiosos, há um momento em que a divindade encontra os cardeais, deixando de lado a politicagem e orientando os 133 clérigos dentro da capela Sistina a escolher o homem certo para liderar a Igreja Católica.
Enquanto ponderam sobre a escolha, os cardeais ficam isolados do mundo na capela Sistina, berço de afrescos históricos que trazem lições importantes e podem influenciar o Conclave.
Enquanto o papado renascentista que criou a capela era conhecido por ser sangrento e implacável, Michelangelo, que pintou boa parte das obras dali, trouxe exemplos pessoais de coragem, integridade e fé cristã que devem ajudar os eleitores a pensar sobre as virtudes de um papa ideal.
Os afrescos do teto de Michelangelo para a capela Sistina, pintados entre 1508 e 1512, documentam a criação do mundo por Deus, enquanto a parede acima do altar, pintada entre 1536 e 1541, retrata o Juízo Final, com Jesus no coração de diversos corpos que sobem ao céu ou são arrastados para o inferno.
O principal historiador de arte italiano Tomaso Montanari aconselha que os cardeais eleitores continuem “focados no Juízo Final mais do que no teto”.
“É o monumento a Cristo Juiz e diz respeito a eles. É um aviso para abandonar seus jogos de poder, suas vaidades, suas agendas privadas e ouvir o espírito que enche a sala. Deve lembrá-los de que o vermelho que eles usam é a cor do sangue dos mártires e que Jesus voltará para julgar a todos, inclusive a eles, para que eles precisem se comportar”, afirma.
Veja quatro cenas-chave que podem influenciar os religiosos na escolha do novo papa:
Deus estende a mão para dar a vida a Adão
Deus estende a mão para dar vida a Adão
Ian Caldas/Globonews
A pintura central no teto da capela Sistina tornou-se uma imagem emblemática do cristianismo, resumindo a criação de Deus da vida.
Na representação, Deus é envolvido por um manto vermelho e muitas figuras angelicais o acompanham. Especula-se inclusive que a mulher ao seu lado seja Eva, companheira de Adão, que ainda espera nos céus pelo momento de descer à Terra. Adão também parece ter uma quinta costela, de onde surgiria sua companheira.
Na década de 1990, o pesquisador americano Frank Lynn Meshberger encontrou uma grande semelhança entre o desenho da anatomia cerebral e a figura de Deus com anjos envoltos no manto vermelho. Segundo os estudos, Michelangelo representou ainda algumas partes internas do órgão, como o lobo frontal, nervo ótico, glândula pituitária e o cerebelo. A teoria faz sentido, tendo em vista que Michelangelo era profundo conhecedor de anatomia.
Michelangelo parece ter feito uma espécie de "homenagem" à racionalidade humana, representada pelo órgão cerebral, cena majestosa que pode ajudar os cardeais no momento da escolha.
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AO VIVO: Acompanhe em tempo real o conclave que elegerá o novo papa
Maria Madalena
Maria Madalena
Ian Caldas/Globonews
Outra parte intrigante da capela traz o que seria uma alusão a Maria Madalena. Ela seguiu fielmente Jesus, mas aparentemente não havia sinal de Maria Madalena nos afrescos da capela Sistina.
Pensamento que durou até o ano passado, quando um pesquisador italiano afirmou que uma mulher loira com olhos fixos, escondidos atrás de um crucifixo no Juízo Final, não era outra senão a mulher conhecida como a “Apóstola dos Apóstolos”.
Na obra, a mulher usa amarelo – cor típica das representações do século XVI de Maria Madalena – e parece estar beijando o crucifixo no qual Jesus foi pregado.
A obra pode servir de reflexão para o pensamento dos cardeais que tentam descobrir se uma mulher poderia ser feita sacerdote, ou mesmo um diácono, além de questões mais amplas que Maria Madalena traz sobre a representação da figura feminina.
São Bartolomeu
São Bartolomeu
Ian Caldas/Globonews
Qualquer cardeal atormentado pela ambição de “ganhar” esta eleição deve refletir sobre este auto-retrato de Michelangelo pintado no Juízo Final. O artista se retrata segurando a própria pele esfolada, com rosto vazio e distorcido.
Michelangelo era tão famoso quanto o próprio papa quando pintou esta representação, mas se retrata no auge de sua carreira como uma casca.
Para muitos especialistas, o afresco traz uma lição de humildade, que pode ser cultivada pelos religiosos que contemplarem o afresco durante o processo de votação.
O homem percebendo que pode não estar indo para o céu
O homem percebendo que ele pode não estar indo para o céu
Ian Caldas/Globonews
Michelangelo rompeu com a convenção de que os abençoados e condenados no Juízo Final estão representados lado a lado, e repensou a composição de forma vertical. Desta forma, aqueles que esperam a salvação e a condenação são pintados subindo para o céu ou caindo para o inferno.
Em uma nuvem no Juízo Final, com demônios agarrando as pernas, o homem tem a expressão chocada de alguém que percebe que ele pode não estar indo para o Céu.
“Essa figura, que inspirou o pensador de Rodin, está sonhando em ascender ao céu, mas agora entende que ele pode estar indo para o inferno”, diz a historiadora de arte Daria Borghese.
“A mensagem para os cardeais é que você tem a chance de ir para o céu, mas você precisa tomar as decisões certas na vida”, reflete.
A imagem pode ser contemplada por cardeais que tenham o desejo de serem elevados, e não arrastados para baixo por falhas de conduta e corrupção.




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