Seja bem-vindo
Rio de Janeiro,09/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Samsung quer seus eletrônicos antigos e expande solução de reciclagem para empresas

exame.com
Samsung quer seus eletrônicos antigos e expande solução de reciclagem para empresas

Se você é consumidor de eletrônicos, pode já ter se deparado com as urnas de descarte em lojas da Samsung pelo Brasil. Em 2024, a marca bateu um aumento de 58% no volume de resíduos coletados e agora quer expandir suas iniciativas de logística reversa para também atender empresas.


Em primeira mão à EXAME, a companhia anunciou o lançamento do programa "Recicla B2B", visando adentrar no mercado corporativo e incentivar a reciclagem de eletrônicos usados, antigos ou quebrados.


O diferencial? Independe do tamanho ou marca, e também abrange alguns aparelhos menos convencionais no varejo, como ar-condicionado e baterias industriais. Além disso, a coleta vai até o endereço solicitado. Entre outros itens aceitos estão televisores, monitores, notebooks, tablets e smartphones corporativos.



"A tecnologia deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade, e essas ações reforçam nosso compromisso em promover práticas mais responsáveis dentro e fora", afirmou Tulio Cesar Toledo, Gerente Sênior da Divisão de Customer Service da Samsung Brasil.



"A expansão para o B2B vai além de qualquer exigência legislativa", complementou.


Educação ambiental


Além da novidade, a Samsung também está ampliando os pontos de coleta físicos para os produtos. Atualmente disponíveis em lojas e Smart Centers da marca, as urnas devem chegar em escolas públicas em todo o país.


O primeiro mutirão está previsto para o início de junho em cinco instituições de ensino médio da rede pública de Sorocaba, interior de São Paulo.



Além disso, firmou parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Centro de Convivência Infantil (CECI Parcial) para distribuição de pontos de coleta de aparelhos de pequeno porte, como celulares, fones de ouvido e baterias.


A parceria com o setor de educação também inclui ações de educação ambiental sobre a importância do descarte correto e promoção da economia circular.


Segundo a empresa, "incluir crianças pequenas no cuidado com a natureza e no trabalho de conscientização dos adultos significa investir no futuro de uma geração mais consciente e atuante".


Como participar do programa "B2B"


Para empresas interessadas em descartar os aparelhos eletrônicos, o processo pode ser feito através do e-mail: log.reverse@samsung.com.


Após o contato e agendamento, a Samsung realiza a coleta no endereço. O material passa então por um processo de manufatura reversa, com segregação de materiais e reinserção dos itens reciclados na cadeia produtiva.


Economia circular e novos produtos


Publicidade
Em compromisso com a construção de um futuro melhor, a Samsung aposta em eficiência energética e circularidade de recursos de seus produtos durante todo o ciclo de vida. 


Atualmente, há alguns projetos em curso. Um deles é focado no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para reciclar redes de pesca e outros itens descartados no oceano. É o caso de barris de água e capas de CD, que deixam de poluir o ambiente e dão vida a novos itens. 


Outro destaque é voltado aos próprios consumidores, por meio da destinação de seus Smarthphones Galaxy para a reciclagem e transformação em dispositivos domésticos inteligentes -- como de IoT (Internet das Coisas). 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.