Quem é Virgínia Fonseca, influenciadora que depõe na CPI das Bets

A comissão investiga como os perfis nas redes sociais podem estar incentivando o público a participar de jogos de azar. Influenciadora Virginia Fonseca chega para depor à CPI das Bets no Senado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets recebe nesta terça-feira (13) o depoimento da influenciadora digital Virgínia Fonseca. A convocação faz parte das investigações sobre a promoção irregular de jogos de azar online por influenciadores digitais.
Virgínia Fonseca obteve uma decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), assinada pelo ministro Gilmar Mendes, que a permite ficar em silêncio sobre questões que possam incriminá-la.
Segundo o requerimento de convocação, assinado pela senadora Soraya Thronicke, Virgínia "desempenha um papel central na promoção de marcas e serviços, incluindo campanhas publicitárias relacionadas a jogos de azar e apostas online".
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Virgínia Fonseca
Reprodução/Virgínia Fonseca
Milhões na internet
Nascida em Connecticut, Estados Unidos, Virgínia Fonseca chegou a morar um tempo em Portugal e, nessa época, aos 17 anos, começou a fazer vídeos para o YouTube. Seus vídeos alcançaram mais visibilidade ao gravar com Pedro Rezende.
“Comecei a trabalhar com o YouTube quando eu tinha 17 anos, em 2016. Descobri que queria fazer isso quando fui morar em Portugal. Meu Instagram tinha crescido um pouco. Eu já estava com dez mil seguidores e uma amiga minha aqui no Brasil disse que eu deveria criar um canal. Minha prima de Portugal já tinha um e me ajudou. Criei e comecei a pegar gosto. No meu terceiro vídeo já fui para cem mil inscritos”, disse a influenciadora para a revista Quem em 2020.
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Reprodução/Redes Sociais
Cinco anos depois, Virgínia cresceu exponencialmente. A influenciadora digital acumula números grandiosos, não apenas em seus perfis nas redes sociais, como também na parte financeira.
De acordo com dados da ferramenta Social Blade, no Instagram, ela possui mais de 53 milhões de seguidores - um dos maiores números do Brasil - e alcança uma média de 6,3 mil comentários. Já no YouTube, Virgínia tem mais de 11 milhões de inscritos, com ganhos mensais estimados em até US$ 200 mil.
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Casada com o sertanejo Zé Felipe, filho do cantor Leonardo, a influenciadora compartilha diariamente sua rotina com os três filhos, Maria Alice, Maria Flor e José Leonardo. Sua habilidade de se comunicar com os seguidores aumenta seu impacto na internet.
Mas o faturamento de Virgínia não vem apenas das redes sociais. Segundo a revista Forbes, em 2021, ela criou a marca WePink, que faturou mais de R$ 378 milhões em dois anos. Com a WePink, de suplementos, já foram R$ 107 milhões no primeiro trimestre de 2024. Na lista de negócios de Virgínia estão ainda a agência Talismã Digital e a marca infantil Maria’s Baby. Desde 2024, Virgínia expandiu sua presença além das redes sociais e apresenta o programa “Sabadou com Virginia” no SBT.
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